terça-feira, 5 de novembro de 2013

A ARTE AFRO-BRASILEIRA


A história e características da arte africana acolhe uma grade variedade de culturas, caracterizadas por cada uma delas um idioma próprio, tradições e formas artísticas.
O deserto do Saara atuou e continua atuando como uma barreira natural entre o norte da África e o resto do continente. Os registros históricos e artísticos demonstram indícios que confirmam uma série de influências entre as duas zonas. Estas trocas culturais foram facilitadas pelas rotas de comércio que atravessam a África desde a antiguidade.
Podemos identificar atualmente, na região sul do Saara, características da arte islâmica, assim como formas arquitetônicas de influência norte africana. Pesquisas arqueológicas demonstram uma forte influência cultural e artística do Egito com civilizações africanas do sul do Saara. 

A arte africana é um reflexo fiel das ricas historias, mitos, crenças e filosofia dos habitantes deste enorme continente. A riqueza desta arte tem fornecido matéria-prima e inspiração para vários movimentos artísticos contemporâneos da América e da Europa. 
Artistas do século XX admiraram a importância da abstração e do naturalismo na arte africana. 
A história da arte africana remonta o período pré-histórico. As formas artísticas mais antigas são as pinturas e gravações em pedra de Tassili e Ennedi, na região do Saara (6000 AC ao século I da nossa era). 








Chegada ao Brasil


A arte africana chegou ao Brasil através dos escravos, que foram trazidos para cá pelos portugueses durante os períodos colonial e imperial. Em muitos casos, os elementos artísticos africanos fundiram-se com os indígenas e portugueses, para gerar novos componentes artísticos de uma magnífica arte afro-brasileira.



Fonte: http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/arte_africana.htm

Aluna: Winny M. Fontoura

Nenhum comentário:

Postar um comentário