quinta-feira, 12 de setembro de 2013

As Drogas e os Adolescentes

A facilidade com que se pode ter acesso as drogas no ambiente escolar é hoje um desafio para os pais e educadores. As drogas mais consumidas são álcool, fumo, maconha, anfetaminas, cocaína, crack, ecstasy e inalantes .

 Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que 71,4 % dos adolescentes já experimentaram álcool alguma vez; 21,1% já tinham se embriagado; 21;2% já haviam fumado cigarros e 8,7% já tiveram contato com alguma droga ilícita. A pesquisa foi realizada com adolescentes entre 13 e 15 anos, que cursavam o último ano do ensino fundamental.

Outra pesquisa realizada pelo Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrib) a Universidade Federal de São Paulo, apontou que 57% dos jovens entre 12 e 17 anos consideram que obter drogas “em qualquer momento” é “muito fácil”. A pesquisa realizada em 2001 levantou que 48,3% já tinham ingerido álcool; repetida 3 anos depois, constatou que o consumo havia subido para 54,3%; o consumo de maconha também aumentou de 6,9 para 8,8%.

Fonte:VIEL, Ângela Helena. Drogas. 1ª ed. São Paulo: Editora Riedel, 2012

Alunas: Mariane, Amanda, Evelyn Sabrina, Luan

Nenhum comentário:

Postar um comentário