terça-feira, 10 de setembro de 2013

Músicas que falam sobre droga

*Drogas - Catedral
*Há tempos - Legião Urbana
*Legalize já - Planet Hemp
*Cachimbo da paz - Gabriel o pensador
*Cocaine- EricClapton
*Sem a planta - Cone Crew Diretoria
*Till I Die - Chris Brown
*Losing my way - Justin Timberlake
*Dado viciado - Legião Urbana
*Drug me - Sepultura

AGORA UMA BREVE ANÁLISE:


  •  Drogas (Catedral) - A música é um alerta e de uma forma suave, um pouco metafórica, fala sobre a droga e daquele que a usa como fuga, como solução aos seus problemas.
  • Há tempos (Legião Urbana) - A música fala da tristeza, da falta de sonhos, da falta de encantos, da procura por abrigo e proteção. Faz uma relação entre a cocaína e a os temores dos jovens.
  • Legalize já (Planet Hemp) - A questão da legalização da maconha, defendida como um bem para o corpo. Os autores usam argumentos tais como a violência que é gerada pelo tráfico, a ineficiência da polícia, a liberação em outros países, o enriquecimento ilícito, as leis e outros.
  • Cachimbo da paz (Gabriel Pensador) - A letra é uma narrativa que envolve o cachimbo e a sua fumaça em um conflito de usuários. Dá a entender que o cachimbo que deveria ser "da paz", acaba sendo o cachimbo da destruição.
  • Cocaine (Eric Clapton) - A tradução nos mostra que o autor incentiva o uso da cocaína como a solução de problemas. Apesar de um clássico, de apresentar uma melodia linda, cantá-la em português seria trágico.
  • Sem a planta (Cone Crew Diretoria) - A letra é total incentivo e apologia às drogas de qualquer espécie, usa palavras que somente os entendidos na coisa sabem o significado. Pessoalmente, e independente do estilo a que pertence, é de um mau gosto incrível, longa demais, repetitiva e, impossível ouvir inteira. 
  • Till I Die ( Chris Brown) - A letra demonstra a prepotência de quem é o dono da droga. Se você a tem, ela o torna poderoso, vem vestido, bem alimentado, socialmente respeitado. Mostra o lado "rico" da droga. Para os mal informados, a ilusão pode até convencer. Para os bem informados, conclui-se que não é duradouro, é ilusão pura e o fim, geralmente, trágico.
  • Losing my way (Justin Timberlake) - A letra é um pedido de socorro. O usuário lamenta os seus atos, pede que alguém o ajude e culpa-se por usar a pedrinha. Uma boa letra, capaz de provocar reflexões sobre os males da droga.
  • Dado viciado (Legião Urbana) - mostra a situação de um viciado que já nem tem mais lugar onde se picar. Segundo alguns, Dado seria um primo, segundo outros o dado é uma referência ao vício (dado viciado do jogo). Droga/Dado/Vício.
  • Drug me (Sepultura) - Nessa letra, o interessante é que o compositor chama a atenção para as drogas que poucos admitem sê-la, como a TV, a vitamina C, a anfetamina, as pílulas para dormir, as palavras cruzadas, as revistas, as modinhas. Coisas que também viciam, umas que causam mal e outras que ajudam a tirar o estresse, a passar o tempo.





www.vagalume.com.br

Um comentário:

  1. Queria saber o por que de uma pessoa se enfurnar nas drogas, desistir de toda a a sua carreira,acredito que há outros meios de esquecer os problemas..... Grandes artistas que deixaram de lado os amigos a família o sucesso porque tiveram uma recaída, triste mas a realidade

    ResponderExcluir